google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A DESCOBERTA E POVOAMENTO DO CARIRI CEARENSE (1ª Tradição)


Por: Jonas Klebio Landim Santana


            Segundo o historiador João Brigido em Ceará: homens e fatos, os primeiros povoadores e descobridores da região do Cariri cearense foram os baianos vindos do rio São Francisco entre os anos de 1660 a 1680. De acordo com o historiador, a ocupação dessa região pelos baianos, tem duas versões, contaremos aqui a primeira versão, de acordo com a tradição do Coronel Leandro Bezerra Monteiro e descrita na obra de João Brigido.

Tudo teria começado quando um negro escravo do vaqueiro da fazenda Várzea, que vivia além do rio São Francisco nas terras do Senhor da Casa da Torre, foi levado pelos índios Cariris durante uma de suas excursões. Esse negro foi criado pelos índios, e com o passar do tempo seus conhecimentos e hábitos contraídos com os brancos despertou interesse dos índios, e este passou a viver como um capitão em meio aos cariris.

            Os índios cariris viviam em constante conflito com outras tribos indígenas da região, como os cariús, calabaças e inhamuns, que queriam roubar-lhes as terras férteis e cheias de belezas naturais. Em uma dessas investidas os cariris se viram em desvantagem, o negro que já havia desenvolvido grande afeição por estes, sugeriu que fosse pedir ajuda aos brancos e se propôs a buscar essa ajuda. Aceita a proposta o negro partiu em comissão acompanhado de cinco índios.

            De acordo com João Brígido neste ponto a história é contada de duas formas, na primeira tradição conta-se que o negro seguido por 5 indios, chegou a fazenda da várzea onde foi bem recebido, então o senhor da Torre mandou uma bandeira de duzentos homens  para auxiliar os cariris, essa força fora comandada por João Correia Arnaud (da família do caramuru Diogo Álvares Correa), chegando aqui João Correia Arnaud com seus duzentos homens, nada puderam fazer, pois os índios estavam em trégua com seus inimigos. Depois seguiu o rio salgado e chegando a Icó, fez morada onde ficou no decorrer do ano de 1590. Seguindo as pegadas de João Correia Arnaud, veio também o coronel João Mendes Lobato, em companhia de seu filho, o padre Antônio Mendes Lobato, que ao chegar em Icó, fizeram contato com os índios calabaças e conseguiram que estes recebessem o batismo, em seguida o coronel e seu filho em companhia destes índios subiram o rio Salgado até a tribo dos cariris e conseguiram que estes também recebessem o batismo, fazendo-se comunicáveis.

            Tempos depois o padre Lobato mandou a Pernambuco uma comissão formada pelos seus índios, a fim de pedir ao bispo D. Estevão Brioso, um missionário. Atendendo a este pedido o Bispo enviou do convento da penha o italiano, frei Carlos, o qual abriu uma missão em Missão Velha e depois em Missão Nova e Miranda (antiga Missão do Miranda e atual Cidade de Crato).    




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRIGIDO, J. Ceará: Homens e Fatos. Edições Demócrito Rocha. Fortaleza - CE. 2001. 560p.