Páginas

Pages

sábado, 1 de fevereiro de 2014

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS NA FREGUESIA DE LANDIM EM PORTUGAL






             As origens da festa da Senhora das Candeias (hoje chamada Festa da Apresentação do Senhor) perdem-se no tempo. Era uma das festas religiosas a que os Agostinhos (Cônegos que viviam no Mosteiro) tinham especial devoção. Foi, é e continuará a ser uma enorme romaria. Claramente uma das maiores, se não mesmo a maior do concelho de Famalicão. 
           Celebrada, como a Liturgia indica, no dia 2 de Fevereiro, começa com a benção das velas e procissão em direção à igreja paroquial onde se celebra a Eucaristia. Isto é comum a todas as paróquias, pois é assim que a Liturgia indica.
            O específico é o mar de gente que com a Eucaristia, as tendas de comerciantes e os agricultores com o seu melhor gado se vai juntando logo pela manhã.
             Outrora, para desenvolver o comercio interno, à base dos frutos da terra até quase aos nossos dias, os Cônegos criaram feiras neste seu Couto de Landim, inclusive esta a da Senhora das Candeias.
         A parte da organização dos comerciantes no terreno tem a ver com a Junta de Freguesia, mas a organização da feira e do grande concurso pecuário, que atrai muitíssimas pessoas, mesmo vindas de longe e de fora do concelho, é da responsabilidade da Confraria do Senhor das Santas Chagas.

Este trabalho tem por base:
O artigo do antigo pároco [1977-1999] de Santa Maria de Landim, PE DR AUGUSTO CARNEIRO DE SÁ



Fonte: https://www.facebook.com/santo.agostinho.587