google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

domingo, 17 de julho de 2011

ORIGENS DA FAMILIA VASQUES

VASQUES

Brasão da Família Vaz e Brasão da Família Vasques


Os sobrenomes Vaz e Vasques são de origem patronímica e estão relacionados aos nomes Vasco e Velasco, ou seja, os filhos de homens com esses nomes geralmente carregavam a alcunha Vaz ou Vasques. O nome Vasco é de origem francesa e espanhola e dava indicação da origem no País Basco, uma região no extremo norte da Espanha e sudoeste da França, durante o Império Romano o povo que habitava a região passou a ser chamado de uasconum, após a queda do império os visigodos e os francos dominaram o lugar, posteriormente foi implantado o Ducado da Vascônia na França, mais a frente grande parte da região ficou sobre domínio dos reinos hispânicos como Pamplona e Navarra. Ao lado os brasões das famílias Vaz e Vasques portuguesas.

45 comentários:

  1. Meu sobrenome é Vasques também tenho essa raiz

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Será que somos parente?
      Faz contato comigo por e-mail
      bbadamo2006@hotmail.com

      Excluir
    2. O sobrenome VASQUES foi um presente do rei de portugal dado a um general que venceu uma batalha na África no século 17. O general foi presenteado com o título de nobre terras e o sobrenome .

      Excluir
  3. Sou Vasques também, minha família é da região do cariri cearense e gostaria de saber qual realmente é a origem dos Vasques pois já ouvi falar que é da Espanha, de Portugal e até da Holanda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tambem me chamo vasques da parte da minha mãe do norte de portugal a minha tetraavó fugiu para espanha e se casou com um espanhol com o sobrenome vasquez que passou por toda a familia mas agora com o s

      Excluir
    2. Também sou do cariri cearense e meu sobrenome é Vasques

      Excluir
    3. Será que somos todos parentes ? Kkkkkk

      Excluir
    4. Será?? Sou vasques também kkkkkkk

      Excluir
  4. MEU BISAVÔ ERA "VASQUES COMEÇANHA", ESPANHOL DA REGIÃO DE Salamanca
    Município na Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Inês Vasques
      Meu bisavô era Vitor Vasques
      Meu avô Arthur Vasques
      Oriundos de Salamanca
      Quem foi seus avós e bisavós?

      Excluir
    2. Ola! Sou Willian Vasques, sou do interior de São Paulo, atualmente moro no Japão ! Estou procurando fazer minha árvore genealógica!
      E meu pai é avós também são Vasques! Sabe alguma origem ou parentesco!? Obrigado 🙏🏼

      Excluir
    3. Bora procurar juntos então, sobrenome Vasques aqui tbm. Me envie um email josiellenvasques@hotmail.com

      Excluir
  5. Eu também sou Clecy Vasques, descendente de espanhóis, meu avô era do Rio Grande do Sul, da cidade de São Borja

    ResponderExcluir
  6. Sou Luciana Vasques. Sou de São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Olá meu biso é André Vasques Bales
    Está bem difícil achar informações.
    Sei mais sobre meu avô. Eram do RJ - cambuci

    ResponderExcluir
  8. Sou FABÍOLA VASQUES /PARTE DO MEU PAI , NASCI EM CANOAS RS .

    ResponderExcluir
  9. JEAN VASQUES.
    Por parte materno.
    Mais não conheço nenhum familiar
    Eles são da Região de porto Velho Rondônia

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe e avô são vaques de Florianópolis SC

    ResponderExcluir
  11. Sou Mateus Vasques sou do interior de sp

    ResponderExcluir
  12. Sou Nilson Vasquez, meu avô veio de Cadiz na Espanha

    ResponderExcluir
  13. Minha avó nasceu em Múrcia seu nome Amparo Vasquez

    ResponderExcluir
  14. Sou Vasques. Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  15. Sou Rosilayne vasques minha avó veio refugiada do RS.

    ResponderExcluir
  16. Clemente Vasques meu avô veio da Espanha sempre disse q era um sobrenome forte e para ter orgulho dele

    ResponderExcluir
  17. Sou Henrique Silva vasques moro no distrito federal Brasil , minha avó se chamava esmeralda vasques

    ResponderExcluir
  18. Sou Vasques...Vasques de Lisboa, Portugal descendente da primeira família Vasques

    ResponderExcluir
  19. Vasques de Missão Velha/CE.
    Hetayne Vasques.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou Ronaldo Elias R.Vasques

    ResponderExcluir
  21. Sou William Vásques de Sorocaba SP

    ResponderExcluir
  22. Tenho medo pois minha família que eu conheço todos temos Vasque, sem a S no final, eu realmente penso que algum erro ocorreu aí.
    Me chamo Bruno Henrique Vasque Silva, sou de Botucatu SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno recentemente conheci parentes paternos,e o sobrenome deles tbm falta o s no final, mas foi um erro no cartório. O meu é Vasques. Se bobear somos parentes kkk sou de Campinas SP

      Excluir
  23. Boa noite sou Marcelo VASQUES de Brasília/DF e o meu VASQUES e do estado de Goiás, porém me disseram que meu bisavô é filho de imigrantes espanhóis, provavelmente proveniente do país Basco, do extremo norte da Espanha, final do séc. XVIII e início XIX. Hoje, localizado em Bilbao, norte da Espanha.

    ResponderExcluir
  24. Brigam até hj pela criação do país Basco e se desvencilhar administrativa e economicamente da Espanha. O mais famoso, porém cruel movimento e revolucionários foram os ETA's que tocaram o terror pelo país, causando muitas mortes e estragos. Ainda bem que esses ataques pararam e os radicais condenados.
    Seu significado: mais conhecido pela sigla ETA, foi uma organização nacionalista basca que evoluiu para a violência armada e o terrorismo. É a principal organização do auto-intitulado Movimento de Libertação Nacional Basco e o principal ator do chamado conflito basco.

    ResponderExcluir
  25. Meu avô se chamava Evangelino de Souza Vasques de Goiás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome e Elaine Vasques, sou de Goiás mas minha origem Vasques e natural de Brasília, minha avo era Belarmina de Souza Vasques e meu bizavo era Joaquim de Souza Vasques.
      Será que somos parentes?

      Excluir
  26. Sou Samuel Jeosepp Vasques bisneto de espanhóis e portugueses

    ResponderExcluir
  27. Sou André Vasques tenho orgulho de carregar este sobre nome , sou de Pelotas RS será que somos parentes?

    ResponderExcluir
  28. vamos criar um grupo no whats só com os Vasques para vermos se temos uma árvore genealógica? https://chat.whatsapp.com/FWCg9MCCrxk3Ueopf5PENT

    ResponderExcluir
  29. Tbem tenho vasques no sobrenome. Fernando vasques e moro em brasilia df

    ResponderExcluir