google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

sábado, 10 de setembro de 2011

QUINCO VASQUES - ANCESTRAIS

Segue abaixo uma breve relação dos ancestrais de Joaquim Vasques Landim (Quinco Vasques), constando os nomes de seus irmãos, pais, tios(as), avós e bisavós.

OBS: nas informações abaixo constam os nomes dos ancestrais de Quinco Vasques, onde damos ênfase somente aos seus ascendentes, não constando nome de seus tios(as) e primos(as). Estes por sua vez serão incluidos em outra pesquisa que está sendo desenvolvida e será postada posteriormente neste BLOG.

José Paes Landim, filho do Alferes Simão Rodrigues de Sousa e de Úrsula Paes Landim, ambos de Vila das Alagoas - Al, e Geralda Rabelo Duarte, baiana de Itapecuru, filha do Capitão Domingos Duarte, português do bispado de Vizeu, e de Ângela Paes Rabelo, baiana, também de Itapecuru, fixados no Cariri em 1731. O Capitão José Paes Landim foi fundador do Engenho de Santa Teresa, em Missão Velha, e juntamente com sua esposa Geralda Rabelo Duarte, foram troncos comuns dos Terésios. Segundo Joaryvar Macedo em A Estirpe de Santa Teresa (1974 p. 16); através de pesquisas a fontes arquivais, foram encontrados seis filhos do casal, todos caririenses. Como segue abaixo:



FILHOS (AS) DO CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM E GERALDA RABELO DUARTE
1.      CAPITÃO DOMINGOS PAES LANDIM. Casou-se com Isabel da Cruz Neves, pais de:



FILHOS (AS) DO CAPITÃO DOMINGOS PAES LANDIM E ISABEL DA CRUZ NEVES:

1.1. LUISA PAES LANDIM. Casou-se aos 17/11/1795, com o Capitão Manuel Antônio de Jesus, pernambucano do Cabo, viúvo de Eugênia Francisca de Jesus, e filho do português Tomás Varela de Lima e da Pernambucana, também do Cabo, Maria Ribeiro Calado. O capitão Manuel Antônio de Jesus faleceu em 24/02/1828, aos 77 anos, e foi sepultado na Matriz de Missão Velha. É ele o tronco dos Jesus do Cariri. Filhos:



FILHOS(AS) DE LUISA PAES LANDIM e CAPITÃO MANUEL ANTÔNIO DE JESUS:

1.1.1. Capitão Manoel Antônio de Jesus Junior, casado duas vezes, 1º com Rita Maria de Lima em 17/08/1826, e 2º com Maria Teresa de Jesus.

1.1.2. Ana da Apresentação de Jesus, casada aos 17/01/1816, com Alexandre Raimundo Bezerra.

1.1.3. Maria Ribeiro Calado, casada aos 24/05/1826, com João Francisco Vasques, (filho de Pedro Francisco Vasques, natural de Galiza e Francisca Rodrigues Lima), Pais de:


NETOS (AS) DE: LUISA PAES LANDIM e CAPITÃO MANUEL ANTÔNIO DE JESUS:

1.1.3.1. Manuel Francisco Vasques, casado com sua prima legítima, Joaquina Maria de Jesus.

1.1.3.2. Josefa (Zefinha)

1.1.3.3. Antônia (Toinha)

1.1.3.4. Ana (Donana)

1.1.3.5 Joaquim Vasques Landim

1.1.3.6 Joana (Joaninha)

1.1.3.7. Antônio Francisco Vasques

1.1.3.8. João Vasques Landim, foi professor primário, casou-se com Antônia Paes Landim (filha de Joaquim Paes Landim), pais de:


BISNETOS (AS) DE LUISA PAES LANDIM e CAPITÃO MANUEL ANTÔNIO DE JESUS:

1.1.3.8.1. José Vasques Landim

1.1.3.8.2. Antônia de Jesus Landim (Toinha) casada em 30/04/1882 com Antonio Vicente Landim (Zeca Bindé), viúva, contraiu segundas núpcias com João Antônio de Macedo.

1.1.3.8.3. Josefa de Jesus Landim (Zefinha), casada com o viúvo Vicente Paes Landim (Vicente Bindé).

1.1.3.8.4. Joana Vasques Landim, casada com Candido José de Macedo.

1.1.3.8.5. Ana de Jesus Landim (Donana), casada com José Garcia. O casal retirou-se para o Maranhão, onde há ao que consta, uma filha sua; Olívia, casada com João Joaquim Landim (João Bindé), tendo 8 filhos.

1.1.3.8.6. Maria da Luz de Jesus, casada com Joaquim Vicente Landim (Quinco Bindé), que se casou 3 vezes.

1.1.3.8.7. JOAQUIM VASQUES LANDIM (Quinco Vasques), natural de Missão Velha, nascido em 05/01/1874 e falecido em 06/02/1951. Casou-se com Maria da Luz de Jesus, dos Terésios, filha de Antônio Fernades de Lima, oriundo da família do Rio Grande do Norte, e Clemência Teresa de São Miguel*.


OBS: Os filhos (as), netos (as), bisnetos (as) e demais descendentes de QUINCO VASQUES, não estão listados nesta pesquisa. O nome de seus filhos (as) e netos (as) pode ser encontrados em: DESCENDENTES DEQUINCO VASQUE E MARICA


FILHOS (AS) DO CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM E GERALDA RABELO DUARTE
2. Alferes Manuel Paes Landim, casou-se com Maria José de Azevedo

3. Maria Rabelo do Carmo, casou-se aos 10/12/1768 com Alferes Damaso de Alencar Rego. O Alferes Damaso de Alencar Rego era irmão de pai e mãe do Comandante José Pereira de Alencar, pai da heroína Bárbara de Alencar.

4. Capitão Agostinho Paes Rabelo ou Landim, casou-se duas vezes, 1º com Rosa Maria de Jesus, 2º com Helena da Cruz Neves.

5. Tenente Antonio Paes Landim. Faleceu viúvo com 70 anos, aos 27/08/1824 e foi sepultado na atriz de Missão Velha, casara-se com Antônia Clara Josefa Mariana ou Antonia Clara Josefa de Sousa.

6. Capitão José Paes Landim (Filho), casou-se com Joana Lopes.

Os outros filhos de Maria Ribeiro Calado e João Francisco Vasques, foram:

Tenente José Antônio de Jesus, Luis (falecido com 6 meses de idade em 04/06/1803), Pedro Antônio de Jesus e Major João Antônio de Jesus (Major Janjoca).  


FILHOS (AS) DO CAPITÃO DOMINGOS PAES LANDIM E ISABEL DA CRUZ NEVES

1.2.  ANA. Faleceu com três anos e meio, aos 12/04/1770.

1.3. ANTÔNIA PAES RABELO. Casada com Antônio Manuel Paes, o casamento realizou-se no Engenho de Santa Teresa, em casa do pai da nubente, aos 15/07/1789.

1.4. JOAQUINA PAES LANDIM. Casou-se em 13/02/1804 com Francisco da Silva Belém, natural da freguesia de Santo Antonio do Rio Fundo , Bahia. Filho de Luis Correia Franco e Potenciana Joaquina da Conceição. O casamento realizou-se no Engenho de Santa Teresa. Francisco da Silva Belém era irmão, de pai e mãe, do comandante Joaquim José de Santana, tronco da família SANTANA do Cariri cearense. Segundo o historiador Padre Antônio Gomes de Araujo, de Joaquina Paes Landim com seu marido Francisco da Silva Belém procede a família BELÉM do Cariri. (¨A Bahia nas Raízes do Cariri¨ in Itaytera, Ano I, Nº I, 1955, págs. 19 e 44).

1.5. LEOCÁDIA PAES LANDIM. Falecida viúva, com 70 anos de idade, em 09/01/1829, e foi sepultada na Matriz de Missão Velha, ¨de grades acima, envolta em hábito branco¨. Fora casada com Alferes Joaquim Antônio de Macedo, português d Bispado de Leiria, e tronco dos MACÊDOS do Cariri.

1.6. MARIA DA CRUZ NEVES. Casada aos 11/11/1793, no Engenho de Santa Teresa, com seu primo legítimo, natural do Icó, Manuel de Freitas Fragoso, filho de Francisco de Freitas, natural de Olinda, e de Eufrásia da Cruz Neves.

1.7. PERPÉTUA. Batizou-se aos 19/03/1762.

 1.8. ÚRSULA PAES LANDIM. Nascida aos 26/10/763. Casada com Joaquim de Albuquerque Pita, natural de Olinda-Pe, filha de Luis de Melo de Albuquerque Pita. O casal é tronco dos PITAS do Cariri cearense.     

1.9. SIMÃO RODRIGUES DAS NEVES. Casado duas vezes, 1ª com Isabel da Cruz Neves, natural da Freguesia de Missão Velha, filha de Francisco ou Florêncio Pereira e Josefa Maria , 2ª com Joana Maria de Jesus, sergipana, filha de Quirino Pereira de Vasconcelos e Josefa Maria de Jesus, ambos sergipanos de Lagarto.

1.9. FRANCISCA PAES LANDIM. Nascida em 15/10/1769. Casada com o Alferes Cosme Ferreira de Brito, natural de São Mateus dos Inhamuns, filho de João de Brito Saraiva, pernambucano de Goiânia, e de Rosa Ferreira, cearense dos Inhamuns.  

1.10. TOMASIA DA CRUZ NEVES. Casada aos 09/01/1800, com Tomás Vareia de Lima, natural da Freguesia de Missão Velha, filha do Capitão Manuel Antônio de Jesus e sua primeira mulher Eugênia Francisca de Jesus. Tomásia casou com um enteado de sua irmã Luisa Paes Landim, segunda mulher do citado Capitão Manuel Antônio de Jesus.

1.11. ALFERES GONÇALO DA CRUZ NEVES. Casaou-se aos 09/01/1800 com Maria Ribeiro Calado, natural da Freguesia de Missão Velha, filha do Capitão Manuel Antônio de Jesus e Eugênia Francisca de Jesus, sua primeira mulher. Casou-se, portanto, o Alferes Gonçalo, também com uma enteada de sua irmã Luisa Paes Landim. Viúvo, o Alferes Gonçalo contraiu outras núpcias com Rosa Maria de Jesus ou Rosa Maria da Cunha.

1.12. FELICIA DA CRUZ NEVES. Casou-se aos 01/09/1802, na Santa Teresa, com Luis da Rocha, natural da então cidade da Paraíba, filho do Capitão Francisco Antônio de Matos e Águeda Maria da Rocha.

1.13. ALFERES ANTÔNIO PAES LANDIM ou Antônio Paes das Neves. Casou-se com Ana Maria da Conceição ou Ana Maria de Brito.



* Os descendentes de Joaquim Vasques Landim e Maria da Luz de Jesus encontram-se listados neste BLOG na postagem Descendentes de Quinco Vasques e Marica na opção GENEALOGIA do Guia Rápido.




Referências bibliográficas
MACEDO, Joaryvar. A Estirpe de Santa Teresa. Imprensa Universitária. 1973 Fortaleza-CE.
MACEDO, Joaryvar. Os Terésios. Imprensa Universitária. 1972. Fortaleza - CE.

7 comentários:

  1. OLA.SOU DA FAMILIA LANDIM,SOU BISNETO DE UMA SOBRINHA DO SENHOR QUINCO VASQUES,QUE SERIA A ANA DE JESUS LANDIM(DONANA),SOU NETO DA FILHA DE NONANA,OLIVIA E DO JOAO JOAQUIM LANDIM(JOAO BINDÉ.SO LEMBANDO QUE DONANA NAO TEVE SO MINHA AVÓ OLIVIA,TEVE OUTROS FILHOS E O CASAL,MEUS AVÓS,OLIVIA E JOAO BINDÉ TIVERAM 18 FOLHOS E NAO 8 COMO FALA AI,SENDO QUE 9 MORRERAM CRIANÇAS,SENDO QUE 9 CHEGARAM A IDADE ADULTA,INCLUINDO MEU PAI,(FRANCISCO LANDIM),QUE IRÁ FAZER 80 ANOS NOS PROXIMOS DIAS.O CASAL OLIVIA E JOAO JOQUIM LANDIM,DEIXARAM UM NUMEROSA DECENDENCIA.UM FORTE ABRAÇO. ATT.SILVIO LANDIM EMAIL silviolandim80@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvio Landim! Ficamos felizes em poder contar com sua colaboração. Iremos providenciar as devidas correções, de acordo com o livro de Joaryvar Macedo. Agradecemos o comentário, pois contamos com a ajuda de todos para melhorar cada vez mais nosso BLOG. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá estou muito feliz em ver as pesquisas feitas e publicadas no blog, bem estou aqui para pedir que você fizesse uma pesquisa sobre o meu bisavô Joaquim Vicente Landim (Quinco Bindé) que pelo que consta foi casado com Maria da Luz de Jesus , irmã de JOAQUIM VASQUES LANDIM (Quinco Vasques), obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Em breve atualizaremos o Blog com mais informações e veremos a possibilidade de postar informações sobre seu avô. Abraço!

      Excluir
  4. parabéns,
    Cléber.....abraço.
    Fabinho-são paulo-sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabinho! Fico feliz em encontrá-lo por aqui, este é um trabalho que dedicamos a todos os membros dessa nossa grande família, ainda existe um grande trabalho a ser feito para que possamos, cada vez mais, proporcionar informações sobre nossos antepassados a todos os que tem orgulho de pertencer a essa grande e nobre estirpe. Obrigado pela visita meu primo!

      Excluir
  5. SOU JACQUELINE QUINCÓ, FILHA DE FRANCISCO SAMPAIO QUINCÓ , FILHO DE ANÍSIO QUINCÓ...GOSTARIA DE SABER SE FAÇO PARTE DA SUA FAMÍLIA E SE NEGATIVA, GOSTARIA DE SABER DE MEUS FAMILIARES NO NORDESTE BRASILEIRO.

    ResponderExcluir