google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

sábado, 8 de outubro de 2011

PLACA DA ACEITE EM HOMENAGEM AOS PRIMEIROS TERÉSIOS


Saudações queridos parentes e amigos, visitantes deste BLOG!
Mais uma novidade para vocês...

É com muita satisfação que continuo as pesquisas sobre a história de nossos antepassados, sempre que possível estou realizando visitas a pontos históricos, bibliotecas e pessoas da família que tenham histórias a contar. Numa dessas visitas, em que estive na biblioteca municipal da cidade de Barbalha que funciona na sede da Secretaria de Cultura, tive a oportunidade de conhecer o guia turistico Sr. Jackson e depois o Sr. Natam, que  gentilmente me mostraram uma placa da ACEITE (Associação Cearense para Integração dos Terésios), criada para homenagear os primeiros portugueses a povoar as terras caririenses, como o pioneiro José Paes Landim. Esta placa se encontra guardada na sede da secretaria, nela consta também o nome dos primeiros portugueses a chegar nessas terras. Considero esse achado de grande importancia para minha pesquisa, pois cada vez mais estou conseguindo descobrir histórias sobre nossos antepassados e que pretendo postar aqui no BLOG para que todos possam ter acesso.

Vejam na imagem abaixo:

Placa da ACEITE em homenagem aos primeiros Terésios a povoar a região do Cariri

Na placa podemos observar do lado superior esquerdo uma imagem que acredito ser o brasão dos Terésios, do lado superior direito o escudo de armas portuguesa. Podemos encontrar ainda o nome dos membros dos orgãos diretivos da ACEITE, como; Conselho Superior, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, e também do Patrono: O Historiador Joaryvar Macedo.


Postamos abaixo algumas informações que transcrevemos da placa:

Escudo de armas portuguesa
Brasão dos LANDIM














¨O povoamento do vale do Cariri intensificou-se entre os anos de 1750 e 1775, graças ao pioneirismo de José Paes Landim.
Portugueses trazidos em pequenas caravelas cruzavam mares e terras desconhecidas e hostis, para formar com seu próprio sangue o povo que somos hoje. A estes heróis do passado cujos nomes estão a seguir relacionados, nas comemorações dos 400 anos do Ceará, uma homenagem prestada por seus descendentes, organizados na ACEITE, Associação Familiar¨. 
CONSELHO SUPERIOR:

Comendador: Vicente Ivo de Macedo
Desembargador: Edmilson da Cruz Neves
Deputado Raimundo Macedo
Dr. Edilson Santana Gonçalves
Dr. Claudio Martins
Prof. Expedito Terceiro Jorge
Prof. Francisco Tarciso Leite Macedo 


As demais informações contidas na placa estão sendo transcritas e serão postadas brevemente aqui no BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário