google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

sábado, 17 de setembro de 2011

CEL. ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA - CORONEL SANTANA

Do livro: A Estirpe de Santa Teresa - Joaryvar Macêdo (p. 105-106).
       
  Nasceu no Sítio Brejão, município de Barbalha, aos 6/12/1856 e faleceu em novembro de 1941. Integrou os quadros da Guarda Nacional por nomeação do Presidente da Republica Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. Chefe político dos mais prestigiosos do Ceará, numa fase parcialmente superada, de sua política, o Cel. Santana inaugurou, no Sul do Estado, o ciclo das deposições, apeando do poder, ao fragor de tiroteios, em 1901, o Intendente de Missão Velha, Cel. Antonio Róseo Jamacaru. Conquistando pela força, o poder, do citado ano de 1901 a 1916, governou o município missão-velhense. Em 1911, aos 14 de outubro, na Vila de Juazeiro-Ce, presidiu a reunião dos caudilhos sul-cearenses a qual passou à história como ¨O Pacto dos Coronéis¨.

            NOTA: Vale salientar que uma das fases de mais projeção do clã forma as primeiras décadas do fluente século. Basta lembrar que, então lhe pertenciam vários dos chefes políticos, de real prestígio, da Região: Cel. Antônio Joaquim de Santana, em Missão Velha; Cel. José Belém de Figueiredo, em Crato; Cel. João Raimundo de Macedo, em Barbalha; D. Maria da Soledade Landim (Marica Macedo), em Aurora; Cel. Felinto da Cruz Neves, em Santana do Cariri; Cel. Napoleão Felinto da Cruz Neves, em Jardim, e outros.


            Vem a propósito ressaltar que um dos Terésios, Antônio Joaquim de Jesus Macedo, que foi professor em Canindé, deixando para cada filho uma caderneta com síntese histórica de sua própria vida, a certa altura assim se exprime: ¨Sou natural da freguesia de Missão Velha, minha família é assaz ilustre e domina daquela zona¨.

            Não foi sem razão, portanto que ilustres homens dos Terésios, residentes no Rio de Janeiro, a alguns anos afirmaram em ¨Carta Aberta a Toda Familia¨. ¨Já tivemos, em tempos passados, mais projeção política e social no Vale do Cariri, posição esta gerada mais pela inteligência da força que pela força da inteligência.¨    

DESCENDÊNCIA DO CEL. ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA


ASCENDENTES DO CEL. ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA


MACEDO, Joaryvar. A Estirpe de Santa Teresa. Imprensa Universitária, UFC, 1976. Fortaleza - Ceará.

11 comentários:

  1. Caro Jonas
    Achei excelente a organização que você está fazendo a respeito do Cel Joaquim Santana e seus descendentes. Eu sou bisneta do Cel Santana. Minha avó que não é citada se chamava Petronila Josefa de Santana (Pedrina) filha do 2º casamento do Cel Santana era casa com José Luiz Lacerda da Paraíba e teve 3 filhos: João Lacerda de Santana casado com Raimunda Sobreira, Maria Lacerda de Santana casada com Manoel de Sousa,Francisca Lacerda de Santana inupta e Teresinha Larceda de Santana casada com João Pedro do Santos seu primo legítimo filho de Pedro Lacerda. Dessa união nasceram 7 filhos: Maria de Lourdes Lacerda casada com Dr. Carmanoelito Brito de Oliveira do Crato; Benedito Pedro dos Santos casado com Lucineide Lima Leite;Lucia Larcerda Campelo casada com Sebastião Campelo; Antonio Pedro dos Santos casado com Silvana Lima Santos; Cícero Pedro dos Santos - Padre Franciscanos e Antonia dos Santos. Vale resgistrar que o irmão do José Luiz Lacerda, o Pedro Luiz Lacerda, foi deserdado pela família por casar-se com uma negra chamada Maria dos Santos (minha avó paterna) e teve que mudar seu sobrenome adotando a partir daí o sobrenome Santos, portanto dos descendentes, inclusive eu assinamos não mais santana, mas santos. E a história segue. Estou à disposição para ajudar a atualizar está tão importante página. Segue meu e-mail: asantos@wcc.sfiec.org.br. Favor manter contato. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa história, gostarimos muito de publicá-la aqui no BLOG, se vc tiver interesse, entre em contato através do e-mail: jk_landim@hotmail.com
    Agradecemos a contribução!

    ResponderExcluir
  3. Jonas gostaria que postasse os nomes dos pais e avós do coronel Santana se for possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era emu tataravô, meu bisavô filho do coronel ainda e vivo porém tá quase no fim da vida E se chama Luís Queiroz de Santana

      Excluir
  4. VOu pesquisar os ascendentes do COronel Santana e postarei aqui, caso eu venha a encontrar, fica sempre dando uma olhadinha, talvez já esteja postado até o final desta semana. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu bisavô Antônio Furtado Leite era filho de : Antônio Pedro Terésio e Lucinda Furtado Leite.

    ResponderExcluir
  6. Sou..Edina.Sant.Ana.e..filha de João Sant.Ana..nascido em Juazeiro..Sítio Brejao..em 1902..pelo que nos contou...ele deixou..a Família.aos 18 anos..casou com Edmea.Pimenta Sant.Ana..em Barra do Pirai. R.J.com Quem teve 16.Filhos..e.o.sabemiz...

    ResponderExcluir
  7. Procuro por antonio jose de Santana sua admitia era de sítio olho d'água comprido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Familia era de sítio olho d-'agua comprido

      Excluir
    2. Sou Aparecida Eliana de Santana Lima meu pai chamava oh chama Antônio jose de Santana deixou minha mãe quando eu tinha 4anos procuro por parentes

      Excluir
  8. Meu avô nasceu em pombal ,se chamava José João de Santana,filho de João Renovato de Santana,neto de Renovato de Santana,minha mãe estava contando uma história sobre esse coronel Antônio que era parente do meu avô fiquei curiosa e vim pesquisar e encontrei esse arquivo,e achei muito interessante não sei o que ele era realmente do meu avô,meu avô faleceu em em abril de 2023 com98 anos aqui nk pernambuco

    ResponderExcluir