google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

terça-feira, 11 de outubro de 2016

ESCOLHA DO BRASÃO DOS TERÉSIOS



Por: Jonas Landim

Em uma de minhas empreitadas na pesquisa sobre a história e origem dos Landins recebi sugestões para criar um Brasão dos TERÉSIOS. 
Mesmo não dispondo das ferramentas necessárias para o feito nem de conhecimento aprofundado sobre HERÁLDICA, aceitei o desafio e arrisquei produzir alguns modelos e compartilhar aqui no blog para que todos os visitantes possam escolher aquele que melhor representa os descendentes do Capitão José Paes Landim. 


Durante muito tempo várias pessoas aceditaram ser dos TERÉSIOS o Brasão dos LANDINS, registrado por Gaspar Dias Landim em Portugal no ano de 1539, o qual foi representado na capa do Livro de Joaryvar Macedo, A ESTIRPE DE SANTA TERESA. Acredito que Joaryvar usou este Brasão por motivo de todos os TERÉSIOS serem descendentes de um patriarca de sobrenome LANDIM.





Participe da Enquete abaixo e vote no MODELO que mais lhe agradou. Você também pode deixar comentários nessa postagem com dicas e sugestões para melhorar ou modificar o BRASÃO DOS TERÉSIOS:




MODELO 1


MODELO 2

MODELO 3


MODELO 4

MODELO 5



MODELO 6





Qual dos Modelos de Brasão apresentados você acha que representa melhor os TERÉSIOS?
MODELO 1
MODELO 2
MODELO 3
MODELO 4
MODELO 5
MODELO 6




HERÁLDICA E REPRESENTAÇÃO DOS SÍMBOLOS APRESENTADOS NOS MODELOS ACIMA:

FIGURAS

RIO: alusão ao rio Salgado que banha a região do Cariri.

CANA DE AÇÚCAR: plantações de cana  eram abundantes e foi uma das principais fontes de renda e desenvolvimento sócio-econômico da região.

ENGENHO: imagem do Engenho de Santa Teresa fundado no século XVIII (no MODELO 6 trata-se de imagem real do Engenho de Santa Teresa)  pelo CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM e sua esposa GERALDA RABELO DUARTE, Patriarca de todos os TERÉSIOS. 

RIFLES CRUZADOS: representam a força e bravura dos TERÉSIOS destemidos que lutaram para defender suas famílias e terras, como na Invasão de Quinco Vasques a Lavras da Mangabeira  em 1910 e a Questão do 8 em Aurora com Marica Macêdo do Tipi.

CAVALO: principal meio de transporte da época. Na Heráldica o cavalo também representa: valor, docilidade, rapidez e mando.

LEÃO: é o animal presente no BRASÃO DOS LANDINS e representa: domínio, guerreiro soberania e bravura.

CORES 


VERMELHO = guerreiros, militares bem sucedidos em guerras.

OURO = generosidade, mente elevada, muito inteligente.

VERDE = esperanças futuras, procedentes de famílias de príncipes.

AZUL = generosidade.




NOTA: deixem comentários e sugestões para que possamos aprimorar ou criar outros modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário