google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ORIGEM DOS TERÉSIOS

TERÉSIOS SÃO TODOS OS DESCENDENTES DO CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM E SUA ESPOSA. FUNDADORES DO ENGENHO SANTA TERESA EM MISSÃO VELHA, ESTE LOCAL FOI BERÇO DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS DO CARIRI CEARENSE.

"O casal CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM e GERALDA RABELO DUARTE foi o tronco seivoso da imensa linhagem dos TERÉSIOS." (Joaryvar Macedo)


Brasão de Armas 
Capela de Santa Teresa





Texto original: Joaryvar Macêdo
Por: Jonas Landim

Do casal Alferes Simão Rodrigues de Sousa e Úrsula Paes Landim, alagoanos da antiga Vila de Alagoas do Sul, era filho o fundador, no Cariri cearense, do Engenho de Santa Teresa, CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM, também alagoano da citada Vila (Liv. de Reg. de Casamento da Paróquia de Missão Velha, 1765-1770, fls. 28), o qual deve ser contado entre os pioneiros conspícuos da colonização do Vale. Em 1731 já estava fixado na terra adotiva, como prova o documento que transcrevo do Livro I de Registros Eclesiásticos da Freguesia de Nossa Senhora da Expectação do Icó, fls. 7 e 8:



"Aos vinte e oito de setembro de mil setecentos e trinta e um pela manhã, na capela de Santo Antônio dos Cariris desta freguesia de Nossa Senhora da Expectação do Icó, feitas as denunciações sem se descobrir impedimento algum... (ilegível) o Padre Luís Marreiros da Silva e o Capitão José Paes Landim, pessoas conhecidas, se casaram solenemente por palavras de presente Manuel... (ilegível) natural desta Freguesia, filhos de Miguel de Albuquerque e Ana Lopes já defuntos, com Joana Lopes da Silva, natural desta Freguesia, filha do Coronel Manuel Lopes Nogueira já defunto e Esperança Coelho, fregueses desta Freguesia, em virtude do que foi feito este assento em que me assinei.

Antônio Barbosa Gerez

Luis Rodrigues da Silva
José Paes Landim” 



Ao fundador do Engenho de Santa Teresa reportou-se, várias vezes, o historiador Padre Antônio Gomes de Araújo. Translademos-lhe um excerto:

“Os Capitães José Paes Landim, Manuel Antônio de Jesus e Bartolomeu Martins de Morais, citados, assinaram, respectivamente, atas das eleições dos Procuradores da Obra da Matriz da Povoação de São José dos Cariris Novos, realizadas, sucessivamente, em dois de maio de 1786 e em primeiro de janeiro de 1792.

Aquela povoação foi o núcleo inicial da atual cidade de Missão Velha e sede da primeira freguesia criada e inaugurada no Cariri, primeiro sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, substituída depois, pela de São José.

No curso da construção da Matriz reuniam-se, na sede da paróquia, convocados pelo Vigário, os principais da freguesia, para realização da eleição dos procuradores de recursos econômicos, que o faziam nas zonas de sua influência.” (“O Magnifico Reitor da Universidade do Ceará”, em itaiytera, Ano V, nº V, 1959, pág. 15).

O Capitão José Paes Landim convolou núpcias com Geralda Rabelo Duarte, baiana do então Itapicuru de Cima, filha do Capitão Domingos Duarte, português do Bispado de Vizeu, e de ANgela Paes Rabelo, baiana do mesmo Itapecuru de Cima. (Liv. e Reg. de Casamento, Paróquia de Missão Velha, 1765-1770, fls. 28).

Integrado no atual município cearense de Missão Velha, o Engenho de Santa Teresa foi o “núcleo originário e sócio-econômico” dos TERÉSIOS, nome pelo qual se tornaram conhecidos, até hoje, os descendentes do casal. De TERÉSIOS chamou-lhes o historiador João Brígido, quando sobre eles escreveu.

Adiante-se que as terras do Engenho de Santa Teresa, atualmente divididas em sítios, com denominações próprias, mantendo um deles a de “Sítio Santa Teresa”, permanecem propriedade dos Terésios.


Casarões e propriedades dos Terésios no Sítio Santa Teresa








A progênie do pioneiro na colonização do Vale Caririense umas das que mais se projetaram na formação de sua gens – unindo-se entre sim, entrelaçou-se também a outros imigrados e aos de suas estirpes, de tal sorte que numerosas famílias do Sul do Ceará, a despeito de aparentemente distintas, têm raízes comuns na Casa-Grande do antigo Engenho de Santa Teresa do CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM E GERALDA RABELO DUARTE.


____________________________________

REFERÊNCIAS
TEXTO: MACEDO, Joaryvar. A ESTIRPE DE SANTA TERESA. Fortaleza, 1976. 
IMAGENS: http://cariricangaco.blogspot.com.br/2011/09/sejam-bem-vindos-ao-portal-de-entrada.html



Um comentário:

  1. Muito rica em detalhes a historia dos teresios. Moro no sitio passagem de pedras antes santa tereza.

    ResponderExcluir