google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

LANDIM: HISTÓRIA E ORIGEM EM PORTUGAL



A Família Landim do Brasil tem fortes ligações com os Primeiros Landins encontrados em Portugal no Século XIV. As informações divulgadas aqui são as principais evidências encontradas em pesquisas realizadas até o momento sobre a origem da família LANDIM. 

Por: Jonas Landim




"LANDIM. Esta familia dizem muitos nobiliarios ser oriunda de Inglaterra, que passou a este reino com o duque de Lancastro; porém contra isto temos o acharmos memorias d’ella mais antigas neste reino, e em tempo em que o couto que agora por Corrupção se chama Landim, era então chamado Nandim, e nunca os d’esta familia tiveram senhorio. É muito provável que seja descendente dos Landins de Placencia em Italia, que é uma das quatro mais nobres famílias d’aquela cidade, d’onde passaria alguma pessoa em tempos muito antigos a este reino : Isto se infere das cores dos escudos que uma e outra tem, que é de prata e vermelho, e a faixa no meio do escudo, ainda que com alguma diferença, que pôde proceder da com que se dão também as mesmas armas aos filhos segundos e terceiros de qualquer casa." Índice Heráldico (1872).







Brasão: “De prata, com uma faixa de vermelho, acompanhada, em chefe, de uma cabeça de leopardo do mesmo. Timbre: a cabeça de leopardo do escudo entre duas asas estendidas de ouro.” Armorial Lusitano (1961).


A Gaspar Dias Landim contador da fazenda das comarcas de Evora e Portalegre que era por seu pae da familia dos de Abul e por sua mãe Landim, se passou brazão de armas dos Landins em 21 de junho de 1539 de onde consta que são em campo de prata uma faxa vermelha e em chefe uma cabeça de leão de sua côr timbre a cabeça de leão do escudo entre duas azas de oiro. Assim as achamos no Cartorio da Nobreza Villas boas traz a cabeça de leão Vermelha e a do escudo tambem entre duas azas de oiro o que não achamos no registro desta mercê a côr deve ser aleonada. Esta mercê foi feita em Lisboa a 16 de abril de 1539 e acha-se o registro na Chancellaria de el rei D. João III liv. xxvII, fl. 40 v. Difere na descripção. Índice Heráldico (1872).

De acordo com informações dos recortes desta publicação e de outros documentos antigos, como: datas de nascimento, falecimento, residência, nomes, entre outras informações, conclui-se que; Gaspar Dias Landim é descendente direto de João de Landim e sua esposa D. Maria de Vasconcelos. As armas registradas por Gaspar Dias de Landim em "21 de junho de 1539", (BAENA, 1872 e MACEDO, 1976), através de carta d’armas recebido de D. João III, cuja descrição foi citada acima no texto do Armorial Lusitano e Indice do Arquivo Heraldico Genealógico português. Dessa forma considera-se o Brasão Oficial da Família LANDIM o mesmo da imagem acima.



O PRIMEIRO LANDIM

“A pessoa mais antiga que se conhece deste apelido é Estevão Anes de Landim, donatário das terras de Candeias e Mecansos, em Santa Maria de Oliveira, por carta de D. Fernando, passada em 1373. Seu filho João de Landim foi vassalo de D. João I e recebeu com D. Maria de Vasconcelos, filha de Mem de Oliveira e de sua mulher D. Joana Garcia. Este João de Landim foi sepultado à porta da igreja de Santiago de Estremoz, localizada na cidade de Evora em Portugal. Dele e de sua mulher descendem os de apelido Landim.”  Armorial Lusitano (1961)




GASPAR DIAS DE LANDIM

“ Gaspar Dias Landim – em Villa Viçosa, na doação ao Collegio de Meninos Orphãos, em 1564, de um Padrão de onze mil réis da Duqueza D. Isabel, denuncia-se fidalgo da – “Casa del Rey nosso senhor e seu contador de sua fazenda na comarca da cidade de Evora e almoxarifado de Estremoz”, - Em Evora, revela-se-nos como natural de Extremoz, residente em Evora, cavaleiro de Christo e comendador de S. Miguel da Terra da Feira, tendo disposto de uma Capella em Estremoz, em 1531, recebido Carta d’armas, de D. João III em 1539, e casado , pela segunda vez em 2 de outubro de 1563.” CORDEIRO apud LANDIM (1892)  



DESCENDENCIA DE GASPAR DIAS LANDIM

Nuno Frs. Cogominho, casado pela segunda vez com D. Elena de Mello, são pais de:



1. GASPAR DIAS LANDIM, casou-se duas vezes, primeiro com D. Ignes de Mello, morou em Vila Viçosa distrito de Evora, casado pela segunda vez em 2 de outubro de 1563, teve os seguintes filhos:



1º. Nuno Frs. de Mello s. g. , batizado em 8 de outubro e 1564.



2º. André de Mello Cogominho, em 31 de março de 1567, casou com Maria de Vilhena, filha de Gil Vaz Lobo e D. Leonor Pr.ª e tiveram Dona Briolanja de Mello Cogominho herdr.ª da casa de seu pai e mulher de J. de Beja Marmeleiro.

3º. Vicência, em 18 de fevereiro de 1569.




NETO E BISNETOS

NOTA: não se sabe qual dos filhos de GASPAR DIAS LANDIM foi o pai deste seu neto de mesmo nome. 



NETO
GASPAR DIAS LANDIM. Nasceu em Borba, e casou em 6 de julho de 1605,em Araiollos, com Francisca Barreto, filha de Nicolau Coelho e Isabel Rodrigues, e tiveram os seguintes filhos:





BISNETOS
1º. Gaspar Barreto, foi frade com o nome de Gaspar de S. Pedro.



2º. Nicolau Coelho, se doutorou e nos aparece letrado em Evora.


3º. Francisco Barreto de Landim, juiz de fora, da Certã, e era morto em 1670.

________________________________________________

REFERÊNCIAS

FARIA, António Machado de. "Armorial Lusitano.Genealogia e Herdldica, Lisbon1961 (1961): 136.

LANDIM, Gaspar Dias. O INFANTE D. PEDRO. Chronica. Bibliotheca de Classicos Portugueses. Lisboa 1892. 5-10.

BAENA, Visconde de Sanches. ÍNDICE HERÁLDICO. Typographia Universal. Lisboa 1872.

MACEDO, Joaryvar. A ESTIRPE DE SANTA TERESA. Fortaleza 1976. p. 7.  


11 comentários:

  1. Eu gostaria de conhecer meus irmãos e parentes com o meu sobrenome Landim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome e welton landim minhas redes social e o mesmo nome

      Excluir
  2. Eu sou Landim é tenho bastante parente aqui em Brasília Landim também,alguns no Ceará outros em Porto Nacional TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm sou Landim nascido no Ceará

      Excluir
    2. Tenho parente landim em Brasília, mais já vieram para Goiânia

      Excluir
    3. Tbm sou landim e tenho primos que mora aí em Brasília ( são sobrinhos do meu avô esdras de Sousa landim ) sou de Ribeirão Pires região metropolitana de sp

      Excluir
  3. Viva a família landim!! Fico muito feliz de ter este sobrenome

    ResponderExcluir
  4. Sou bisneto de Quinco vasques landim, neto de Antônio vasques landim e filho de Luiz vasques landim. Meu pai natural de missão velha- ce fomos criados em Pernambuco, hoje residimos na cidade de Campinas- sp

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe rosa (rosira) LANDIM nasceu em missão velha ce

    ResponderExcluir
  6. Sou neta de Manoel Paes Landim e Maria Luiza Paes Landim ( in memorian) de Ribeiro Gonçalo Piauí. Meu pai Osvaldo Paes Landim. Mora em Porto Ferreira sp. Eu moro em Goiânia.

    ResponderExcluir