google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

sábado, 15 de outubro de 2016

PESQUISA GENEALÓGICA

DESCENDENTES DE ANTÔNIO JOAQUIM LANDIM E MARIA BELARMINA DE OLIVEIRA LANDIM




ANTÔNIO JOAQUIM LANDIM E MARIA BELARMINA DE OLIVEIRA LANDIM




A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família. A partir de informações buscadas em documentos e certidões de pais, tios, avós e bisavós, as pessoas conseguem descobrir seus antepassados e quando e onde eles nasceram. A visita em cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus e bibliotecas também podem auxiliar na busca por mais informações.



A partir dessa busca é possível construir a árvore genealógica de uma família com nomes, datas e lugares por onde andaram nossos antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.



Nosso saudoso Joaryvar Macêdo (um dos Terésios mais ilustres) foi um dos maiores pesquisadores brasileiros nessa área, através de suas inúmeras obras percebe-se o grande sentimento que ele tinha por essa ciência. É natural encontrar em todos os Terésios uma paixão pela história de suas raizes e tradições. 



Em sua maior obra, A ESTIRPE DE SANTA TERESA (1976), Joaryvar Macêdo iniciou uma das mais completas pesquisas genealógicas feitas até hoje. São mais de mil páginas de informações inéditas de várias linhagens do Capitão José Paes Landim e Geralda Rabelo Duarte, patriarca de todos os TERÉSIOS.


Além dos nomes e progênie de grandes personagens o livro também aborda fatos importantes de nossa história. Este imenso trabalho realizado por Joaryvar Macedo, configura-se hoje um verdadeiro tesouro, uma relíquia para aqueles que com muito esmero ainda o conservam em suas bibliotecas. Por se tratar de uma obra genealógica se faz necessária atualizações periódicas, que normalmente não são muito fáceis de serem realizadas, contudo, é necessário e imprescindível a continuação desde trabalho.

Com o objetivo principal de dar continuidade a esta magnífica obra, estamos iniciando a primeira etapa de uma grande pesquisa que aos poucos deverá ser realizada. Nesta etapa estaremos coletando informações sobre os descendentes de ANTÔNIO JOAQUIM LANDIM e MARIA BELARMINA LANDIM. 

Apesar de referir-se apenas a um pequeno ramo da descendência do CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM, tem lá seus desafios, tendo em vista que o casal teve mais de 14 filhos e estima-se que seus descendentes somem cerca de algumas centenas de pessoas.  

Estamos disponibilizando aqui no BLOG uma FICHA GENEALÓGICA para que todos os membros dessa estirpe  possam preencher, o que tornará muito mais rápido e fácil nossa coleta de dados.

Se você é filho, neto, bisneto, trineto ou descendente do casal ANTÔNIO JOAQUIM LANDIM e MARIA BELARMINA LANDIM (DONA SANTA) ou de algum de seus filhos, listados abaixo. Preencha a ficha e envie para para o email: jk_landim@hotmail.com

Sua participação é indispensável para a conclusão deste importante trabalho! 

Clique no link e baixe a sua
FICHA GENEALÓGICA



BREVE RESUMO BIOGRÁFICO



Antônio Joaquim Landim, nasceu no dia 06 de setembro de 1898, no sítio Tipi, municipio de Aurora- CE, filho de Joaquim Vasques Landim (Quinco Vasques) e Maria da Luz Fernandes de Lima (Marica), casou-se com sua parenta Maria Belarmina de Oliveira Landim (Dona Santa) e foi morar no sítio Carnaúba, município de Missão Velha, dessa união  nasceram 24 filhos, dez morreram em tenra idade. Os outros, 10 homens e 4 mulheres, seguem listados abaixo:

1º - Odilon Vasques Landim
2º - José Vasques Landim
3º - Francisco Vasques Landim
4º - Dionisio Vasques Landim
5° - Jovane Vasques Landim

7º - Azarias Vasques Landim
8º - João Vasques Landim
9º - Dolores Landim Macedo
10º - Juarez Vasques Landim
11º - Afonso Vasques Landim
12º - Jocel Vasques Landim (Bosco)
13º - Maria do Socorro Landim Santana

14º - Raimunda Aparecida Landim Pinheiro



Antônio Joaquim Landim, morou por quase toda sua vida no sítio onde nascera. Em meados da década de 80 foi morar com sua esposa e filhos na cidade de Juazeiro do Norte onde faleceu no dia 10 de abril de 1984, sua esposa, Dona Santa viveu mais 6 anos, vindo a falecer no dia 27 de janeiro de 1990 aos 80 anos de idade, na mesma residência.
   




3 comentários: