google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ATAQUE AO CORONEL DE LAVRAS DA MANGABEIRA

Ataque a Lavras da Mangabeira 07 de abril de 1910

Aconteceu no dia 07 de abril de 1910 um dos fatos mais importantes na história da região do Cariri, trata-se do assalto a mão armada, a Lavras da Mangabeira, para derrubar do poder o Cel. Gustavo Augusto de Lima, filho da Fideralina Augusto de Lima, autoridade máxima que reinava com plenipotência um dos mais famosos e consistentes núcleos do mandoismo dos sertões nordestinos, o da família Augusto.
A marcha que seguia em direção a Lavras da Mangabeira foi dirigida pelo destemeroso Joaquim Vasques Landim, mais conhecido como Quinco Vasques, na época com 36 anos de idade. Ao anoitecer do dia 6 de abril de 1910, Quinco Vasques partiu do sítio Bico da Arara, na serra de São Pedro, para Lavras da Mangabeira, Ele a cavalo, na frente, seguido por cinqüenta homens, no decorrer do percursos outros homens foram se unindo a tropa, até somar cento e cinqüenta, aproximadamente, e seguiram firmes e fortes até seu destino.





Imagem 01:  Winchester - 1873, mais conhecido como Rifle Papo Amarelo, este é um moodelo da arma utilizada por Quinco Vasques no Ataque a Lavras da Mangabeira.



Imagem 02: modelo semelhante a imagem 01 porém com o cano curto.




Imagem 03: rifle original utilizado por Quinco Vasques no Ataque a Lavras da Mangabeira. Qunco Vasques presenteou cada um de seus filhos com um rifle semelhante a este.





Imagem 04: mesmo rifle da imagem 03 vista de por outro ângulo.




____________________________________________________________________________________________

Imagens de arquivos da família









7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. LAVRAS DA MANGABEIRA
    gostaria de saber da família Taveira dos Santos, minha tataravó se chamava Rita Taveira dos Santos casada com Joaquim Cavalcante de Lacerda

    ResponderExcluir
  3. E como transcorreu tal embate? Qual o resultado final?

    ResponderExcluir
  4. No endereço http://cariricangaco.blogspot.com.br/2013/05/casa-do-cla-augusto-icone-da-historia-e.html lê-se que:

    "Cada recanto e cada canto da casa dos Augusto parecia nos trazer cenas irretocáveis da tradicional história lavrense tão bem delineadas pelo poeta maior Dimas Macedo em sua conferência da tarde anterior.

    E o grande Dimas Macedo nos provocava a imaginação: "Severo desta janela os homens do Coronel Gustavo rechaçaram os jagunços de Quinco Vasques na invação de Lavras no começo do século passado..." E me veio a memória um embate de Titãs; de um lado a força inegável e a valentia de um clã como o dos Augusto, do outro lado a coragem, beirando a loucura de um outro personagem emblemátcio de nosso Cariri: Quinco Vasques do Clã dos Terésios de Santa Terteza. Novamente tínhamos nas mãos a oportunidade de reviver momentos heróicos de homens e mulheres que escreveram, muitas vezes com sangue, a história do Cariri do Ceará."

    Confere? Tem detalhes a acrescentar ou corrigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Certíssimo meu caro, belas palavras de nosso grande Dimas Macêdo que enriquecem ainda mais esse importante fato de nossa história. Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  5. sou da familília BATISTA gostaria de saber a historia dos Batista de lavras da mangabeira meu avô chamava se Satiro batista do sitio melancias. era agrimensor

    ResponderExcluir