google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

terça-feira, 17 de julho de 2012

ANTÔNIO MARTINS FILHO


LINHAGEM E BIOGRAFIA DE MARTINS FILHO




Por: Jonas Klebio Landim Santana


            É um dos mais ilustres rebentos dos TERÉSIOS, nasceu em Crato aos 22 de dezembro de 1904, filho de Antônio Martins de Jesus e de Antônia Leite de Jesus e neto de Isaias Antônio de Jesus e Maria Francisca de Jesus (Ou Maria das Dores de Jesus), hexaneto do Genearca dos Terésios CAPITÃO JOSÉ PAES LANDIM e GERALDA RABELO DUARTE e pentaneto do capitão Bartolomeu Martins de Morais, tronco dos Martins de Morais do Cariri. Casou-se com Maria de Carvalho Martins, natural de Caxias – MA, contadora e professora registrada no MEC. De acordo com o livro ¨A Estirpe de Santa Teresa¨ de Joaryvar Macedo, até a o ano de sua publicação em 1976 consta nos registros o nome de 7 filhos do casal, são eles:



·         Maria da Conceição Martins Cavalcante;

·         Dr. José Murilo de Carvalho Martins;

·         Dr. Milton de Carvalho Martins;

·         Dra. Teresinha Martins Pompeu;

·         Zuleide Martins de Menezes;

·         Dr. Francisco de Carvalho Martins;

·         Dr. Antônio Mauricio de Carvalho Martins;



O capitão Bartolomeu Martins de Morais como já citado acima é o tronco dos Martins de Morais do Cariri de quem descende Antônio Martins Filho, como sendo o 5º neto do citado capitão. Sobre essa genealogia transcrevo abaixo trechos da obra do historiador Padre Antônio Gomes de Araújo em: ¨O MAGNIFICO REITOR DA UNIVERSIDADE DO CEARÁ – Violentador dos Tempos – Ascendentes e Colaterais¨ de 1959:


¨Outro filho do capitão Bartolomeu Martins de Morais e Ana Maria Ferreira, Capitão João Martins de Morais – casou-se com Antonia Maria do Espírito Santo, filha do tenente Gregório do Espírito Santo e Isabel Furtado Leite (dos Furtado Leit, do ¨Coité¨, Mauriti).
¨De João Martins de Morais e Antonia Maria do Espírito Santo descendem: PE. Raimundo Augusto de Lima, pro vigário geral desta diocese¹; doutor Aurino Augusto de Araujo Lima, juiz de uma das varas da capital cearense; doutor Antonio Augusto de Araújo Lima, odontólogo na mesma capital; Olívio Augusto de Araújo Lima, engenheiro-agronomo, sediado na metrópole do Estado dos Timbiras¨.

É um exemplo:

          ¨O tenente Antônio da Cruz Neves, irmão, como já disse, da citada Isabel Cruz Neves, casado em primeiras núpcias com Maria Vieira de Jesus, consorciou-se em segundas núpcias com Francisca Maria de Jesus, filha do referido Antônio Correia Sampaio¨.
           ¨Casou sua filha do primeiro matrimonio, Ana Maria de Jesus, com o baiano, Comandante Joaquim José de Santana, imigrado em Missão Velha, ascendente, com a dita Ana, dos irmão Cícero, Manuel, Antônio e Juvêncio Santana, o qual ocupou, como representante do Padre Cícero Romão Batista, por duas vezes, as funções de Secretário de Estado dos Negócios do Interior e Justiça do Ceará, foi Conselheiro daquele Sacerdote em sucessão ao talentoso aventureiro Floro Bartolomeu da Costa¨.
           ¨A esta altura, suspendo este registro, sufieciente para demostrar que se vincula a pioneiros conspícuos da formação do Cariri e entrelaça-se a famílias históricas do Vale aquêle que violentou o tempo, antecipando a criação e funcionamento da Universidade do Ceará, que o compensou, atribuindo-lhe o cargo de Reitor, posto em que o matem, mesmo quando os anisios rochas cerram os punhos ameaçadores da inveja e do desrespeito contra o magnífico, o 5º neto do Capitão Bartolomeu Martins de Morais, o latinfundiário ímpar, do seu tempo, na Ribeira do Rio dos Porcos; e do Capitão José Paes Landim, fundador do Engenho de Santa Teresa; e quarto neto do capitão Manuel Antônio de Jesus, o cão fiel à boca do cofre da Confraria de São José, da paróquia de Missão Velha, associação de que foi tesoureiro por longos anos¨ (ARAÚJO, 1959).   



Segundo informações sobre a Biografia de Antônio Martins Filho capturado on-line em http://www.urca.br/portal/index.php/a-urca/galeria-reitores/martins-filho ele teve a ajuda da sua avó para entrar no mundo das letras. Já aos onze anos, conseguiu seu primeiro emprego. Depois, trabalhou na Gazeta Cariry, em Crato, desde a entrega dos jornais aos assinantes até trabalhos técnicos na parte da impressão. Dez anos depois disso, ele estava no Maranhão trabalhando como caixeiro comerciante.

¨Em 1929, ainda no Maranhão, em Caxias, abriu sua própria firma, A Cearense. Em Teresina, foi dono do "Cine-Rex" e do jornal "Voz do Povo" e criou o "Ginásio Caxiense" e fazia Faculdade de Direito no Piauí, nos finais de semana, tendo sido bacharelado em 1935. O declínio nos negócios, no Maranhão, e os constantes problemas de saúde dele e de alguns filhos forçaram sua mudança para Fortaleza¨.
          ¨Já em 1937, dirigindo a "Editora Fortaleza", começou a publicar semanalmente a revista "O Valor", que teve tiragem por mais de nove anos. Em parceria com Raimundo Girão, lançou o livro "O Ceará". Foi Diretor e proprietário da "Academia de Comércio Padre Champagnat", em Fortaleza de 1939 até 1943, ano em que entrou no Instituto do Ceara e também na Academia Cearense de Letras. Foi professor do Liceu e de outras instituições de ensino de Fortaleza e, em 1945, tornou-se Professor Catedrático, por concurso, e Doutor em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará¨(...)


Segundo Joaryvar Macedo em sua obra A Estirpe de Santa Teresa (1976, p. 20-21) Antônio Martins Filho formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí e Doutor pela Faculdade de Direito do Ceará, (onde foi professor), lecionou ainda na Faculdade de Ciências Econômicas, na Universidade Federal do Ceará e na Faculdade Católica de Filosofia do Ceará.

Antônio Martins filho foi o idealizador e fundador da Universidade Federal do Ceará em 1954 e lutou pela instalação das maiores Universidades Estaduais do Ceará, a UECE (Universidade Estadual do Ceará e a URCA (Universidade Regional do Cariri):



         (...) Juiz, advogado, professor, editor de jornais e revistas, Martins Filho teve o seu nome ligado à criação de várias universidades brasileiras (...)
          (...) Em sua longa trajetória, Martins Filho marcou a cultura, a educação e o desenvolvimento humano do Ceará. Durante pelo menos cinco décadas, a valorização do saber, a estima ao pensamento, o fomento ao ensino superior e o engrandecimento intelectual foram o seu combustível e o nosso legado. Chegou a discutir com o grande sociólogo Gilberto Freyre, por este insinuar nos jornais a inutilidade de uma universidade no Ceará. Freyre achava que a Universidade de Pernambuco poderia suprir as carências da região. Estava enganado, e Martins Filho convenceu-o disso.
          O homem, que foi quatro vezes Reitor da UFC, fez parte de todas as agremiações culturais de peso e conviveu com as grandes personalidades da sua época. A paixão pelos livros levou-o a criar a Imprensa Universitária da UFC e a dirigir a Coleção Alagadiço Novo, um dos mais importantes programas editoriais que já tivemos, com mais de 300 títulos publicados.
          No dia em que Antônio Martins Filho recebeu o título de Personalidade do Povo, concedido em 1991, pela Fundação Demócrito Rocha, em seu discurso, o reitor permitiu-se evocar cenas de sua infância em Crato, quando tomou gosto pela literatura e, em especial, pela poesia em suas mais diversas formas, da clássica à popular. Morreu em 2002, dois dias antes de completar 98 anos. (URCA, 2012).



Listamos abaixo os principais acontecimentos que marcaram a vida desse ilustríssimo Caririense.



·         1904 – Nasce de Antônio Martins Filho em 22 de dezembro.

·         1915 – Ano em que teve seu primeiro emprego.

·         1925 – Esteve no Maranhão trabalhando como Caixeiro Comerciante.

·         1929 – Ainda no Maranhão abriu sua própria firma; ¨A CERENSE¨.

·         1935 – Concluiu seu bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí.

·         1937 - Dirigindo a "Editora Fortaleza", começou a publicar semanalmente a revista "O Valor", que teve tiragem por mais de nove anos.

·         1966 - Em parceria com Raimundo Girão, lançou o livro "O Ceará".

·         1939 - Foi Diretor e proprietário da "Academia de Comércio Padre Champagnat", em Fortaleza até o ano de 1943.

·         1943 - Ano em que entrou no Instituto do Ceara e também na Academia Cearense de Letras.

·         1944 - Foi professor do Liceu e de outras instituições de ensino de Fortaleza.

·         1945 - Tornou-se Professor Catedrático, por concurso, e Doutor em Direito, pela Faculdade de Direito do Ceará.

·         1954 – Fundou a Universidade Federal do Ceará (UFC), na qual foi primeiro Reitor.

·         1977 - Lutou pela implantação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

·         1986 – Lutou pela implantação da Universidade Regional do Cariri (URCA).

·         1991 - Recebeu o título de Personalidade do Povo, concedido pela Fundação Demócrito Rocha.

·         2002 – Faleceu no dia 20 de dezembro, dois dias antes de completar 98 anos.




Dentre as dezenas de títulos honoríficos que recebeu e grandes feitos que realizou durante sua vida listamos abaixo alguns dos principais:



·         Sócio efetivo do Instituto do Ceará, da Academia Cearense de Letras de que já presidente de outras Instituições culturais, nacionais e internacionais;

·         Membro do Conselho Federal de Educação;

·         Autor de vários trabalhos sobre Direito, História e Literatura, como sua já citada obra ¨O Ceará¨.

·         Professor Honoris Causa, da Faculdade Católica de Filosofia do Ceará e da Faculdade de Filosofia do Crato.

·         Comenda da Ordem de Mérito Naval;

·         Placa de La Hispanidad, do Instituto de Cultura Hispânica;

·         Medalha da Abolição, do Governo do Estado do Ceará;

·         Grã Cruz da Ordem do Mérito, da República Federal da Alemanha;

·          Ordem do Mérito da República da Itália, do Grau de Comendador;

·          Ordem Nacional do Mérito Educativo, no grau de Oficial;

·          Placa de Hora ao Mérito, oferecida pela Universidade do Arizona, Estados Unidos da América;

·         Placa de Ouro, da Universidade Estadual de Maringá;

·         Placa de Ouro, das Faculdades Integradas Santo Antonio – São Paulo;

·          Placa de Ouro por serviços prestados à Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas ¨Camilo Castelo Branco¨, de São Paulo.  


            Para o ex Reitor da Universidade Federal do Ceará e Secretário de Educação Superior, Dr. Paulo Elpidio de Meneses Neto em discurso pronunciado por ocasião do lançamento do livro ¨Martins Filho¨, editado pela Editora Demócrito Rocha, no dia 1º de setembro de 2004, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, onde resumiu MArtins Filho nas seguintes palavras:

          ¨Comparou-se Martins Filho a um Midas, em cuja presença, sob a sua ação pronta e firme, as coisas se transformavam. Confirmou essa imagem disseminada o êxito dos seus empreendimentos aos quais se consagrou por inteiro. No âmbito da família, que a construiu grande sob a sua autoridade de patriarca amado; no mundo dos negócios, na advocacia, como jurista respeitado, animador de iniciativas culturais, intelectual e editor e, finalmente, para encerrar a sua obra e firmar a sua biografia, professor e Reitor de Universidades.    
           ¨Em cada obra, em cada gesto criador impregnava-o o seu entusiasmo, a serena certeza do êxito que haveria de coroar tanto trabalho e desvelo, seus e dos que o cercavam, convocados pelo “forte chefe”, alegoria camoniana que lhe agradava citar(...)
(...) Corajoso, combativo, não faleciam, em Martins Filho as virtudes do equilíbrio e da sensatez, para bem avaliar a extensão e as conseqüências dos seus gestos e atitudes. Foi assim em todos os momentos, recolhendo-se à reflexão solitária antes das decisões que deveria enfrentar e arrostar as suas inevitáveis conseqüências. (NETO, 2004).



            Com tantos feitos grandiosos, durante sua vida, Antônio Martins Filho configura-se um dos mais importantes personagens da história do Ceará e do Brasil, quiçá de sua terra natal, um homem como este enche de orgulhos todos os seus descendentes e serve de modelo a ser seguido por toda sua posteridade. Sinto imensa satisfação em poder realizar tais pesquisas de meus antepassados e contemporâneos que como o grande Martins Filho e muitos outros ajudaram a construir a história de nossa região e de nosso povo.




REFERENCIAS


MACEDO, Joaryvar. A Estirpe de Santa Teresa, Fortaleza – Ceará, 1976

URCA, Biografia de Antônio Martins Filho. http://www.urca.br/portal/index.php/a-urca/galeria-reitores/martins-filho acesso em 13 de julho de 2012.

ARAÚJO, Antônio Gomes. O Magnífico Reitor da Universidade do Ceará - Violentador dos Tempos – Ascendentes e Colaterais. 1959.


Um comentário:

  1. Cara, muito obrigado por ter postado isso. Me ajudou bastante com uma pesquisa que eu estou fazendo.

    ResponderExcluir