google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

terça-feira, 19 de julho de 2011

QUINCO VASQUES - BIOGRAFIA

Joaquim Vasques Landim (Quinco Vasques), nasceu no dia 5 de janeiro de 1874, no sítio Santa Teresa, município de Missão Velha, filho de João Vasques Landim e Antônia Paes Landim. Casou-se com Maria da Luz de Jesus (Marica) aos 9 de novembro de 1893, na igreja Matriz da cidade de Missão Velha.
Após o casamento Quinco Vasques deixou o sítio Santa Teresa e foi morar no sítio Tipi, em Aurora , onde foi vaqueiro de seu parente José Antônio de Macedo (Cazuzinha Macedo), depois morou no sítio Boca das Cobras em Juazeiro do Norte, Bico da Arara, na serra de São Pedro (Caririaçu) e passagem de pedras.
Fixando moradia em 1916 no sítio Carnaúba, do município de Missão Velha.Um dos fatos mais importantes de sua vida que contribuiu para sua celebridade e fama de homem forte e valente, foi o ataque ocorrido a Lavras da Mangabeira no dia 7 de abril de 1910, em que chefiando 150 homens atacou, à mão armada, o chefe político daquela cidade, Cel. Gustavo Augusto Lima filho de Fideralina Augusto de Lima.




Maria da Luz de Jesus (Marica) filha de Clemência Teresa de São Miguel e de Antônio Fernandes de Lima. Esposa fiel e dedicada que ao lado do seu marido criou seus 14 filhos, todos os filhos do casal tiveram prole, proporcionando-lhes até a data de publicação do livro que serviu de fonte para essas informações (1974)*, 101 netos, 189 bisnetos e 54 trinetos.


Na vida desses grandes personagens aconterceram fatos marcantes, um dos quais merece destaque foi o que ocorreu na época em que Quinco Vasques foi pedir a mão de Marica, segundo narração de Joaryvar Macêdo em seu livro, Um Bravo Caririense.




¨Naqueles recuados tempos, como se sabe, poucos ou nenhuns eram os contatos dos namorados ou noivos, os casamentos via de regra, tramados pelos pais. Quinco Vasques pedira a mão de Marica, irmã de Maria das Dores, supondo fazê-lo com relação a esta. À hora dos esposais, percebendo o equivoco, procurou-se corrigir de imediato, não ocorrendo, no entanto, graças a interferencia da autoritaria D. Marica Macêdo do Tipi. Destarte, o nubente saiu ganhando: casou-se com a mais nova, mesmo assim, um pouco mais velha do que ele¨ (MACEDO, 1986 p.22-23).



No dia 9 de novembro de 1943 foi comemorado com uma grande festa em sua residência no sítio Carnaúba, as bodas de ouro do casal.
Quinco Vasques faleceu em sua residência no dia 6 de fevereiro de 1951 aos 77 anos de idade, sua esposa faleceu em Juazeiro do Norte em 1959, com 86 anos de idade.




No dia 5 de janeiro de 1974 foi comemorado o centenário de nascimento desse Bravo sertanejo, com a realização de uma grande festa no casarão onde morou Quinco Vasques. Na ocasião o celebre Joaryvar Macêdo se fez presente e proferiu uma palestra belíssima palestra sobre o aniversariante. Para homenagea-lo, o grande professor e escritor, Joaryvar Macêdo iniciou a produção de uma preciosa obra que conta a história de sua vida, o livro ¨UM BRAVO CARIRIENSE¨ foi publicado em 1974 do qual extraí as informações e imagens que aqui foram apresentadas.





Fonte Bibliográfica:


*Joryvar Macedo, UM BRAVO CARIRIENSE, Crato - Ceará, 1974.


Um comentário:

  1. queria saber dos landim mais antigo de minas gerais,no sul de minas tem alguns.

    ResponderExcluir