google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

terça-feira, 16 de agosto de 2011

JUAZEIRO DO NORTE - 100 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA
PARABÉNS JUAZEIRO



Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará. É considerado o maior centro de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de pessoas todos os anos.

A cidade localiza-se no sul do Estado, a 600 km da capital Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 350 metros.

A população do município é estimada em 240.638 habitantes. A taxa de urbanização é de 95,3%

História
Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha chamada Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo. Padre Cícero foi responsável então pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no Nordeste graças ao padre.

Vila de Tabuleiro Grande
Quando ainda era uma vila pertencente ao Crato, Juazeiro chamava-se Tabuleiro Grande e não passava de um aglomerado de casas de taipa convergindo para uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. A vila era um mero entreposto e servia de ponto de apoio para aqueles que se dirigiam para o Crato.


Chegada do Padre Cícero

No natal de 1871, Padre Cícero recebeu o convite para rezar a missa do galo no lugarejo. Era para ser apenas uma celebração, mas em 11 de abril de 1872 o padre retornaria a Tabuleiro Grande acompanhado de alguns familiares para se fixar na vila. Segundo o próprio padre, a decisão decorreu de um sonho, onde viu Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados a uma mesa, em seguida uma multidão de peregrinos marcados pela fome e pela dor adentra no local, então Jesus Cristo diz estar decepcionado com a humanidade, mas que está disposto a fazer um último sacrifício para salvar o mundo, então vira-se para o padre e ordena: "E você, Padre Cícero, tome conta deles".


Cada casa uma oficina, cada oficina um oratório



Esse foi um dos ensinamentos de Padre Cícero para o povo de Juazeiro. Logo que chegou, o sacerdote tratou de mudar os costumes profanos do local e tornar comum a prática dos sacramen

tos. Inspirado por Padre Ibiapina, Padre Cícero criou as Casas de Caridade, organizações tocadas por beatas e que visavam a levar educação, saúde e auxílio religioso ao povo. As Casas de Caridade se espalharam pelo entorno de Juazeiro, sendo a mais famosa delas situada no Sítio Caldeirão sob o comando do beato José Lourenço. Inúmeras oficinas foram criadas, com destaque para as de produção de velas, imagens sacras e calçados. O jeito simples e carismático do padre contagiava a população que cada vez mais se entregava à religião e ao trabalho.


Emancipação



Desde o início do século XX que a vila de Tabuleiro Grande buscava desvincular-se do Crato. Como argumento principal o fato de que a vila se tornara maior e mais importante que a sede. De fato, Tabuleiro Grande apresentou um crescimento surpreendente, chegando a rivalizar até mesmo com a capital Fortaleza. Em 22 de julho de 1911, a emancipação é concedida, a nova cidade passa a se chamar Joaseiro (uma referência à árvore típica da região), e Padre Cícero é eleito o primeiro prefeito.


Sedição de Juazeiro

Tudo começou em 1912 quando o então presidente da República Hermes da Fonseca depôs o governador Antônio Pinto Nogueira Accioli e nomeou o coronel Franco Rabelo como interventor do Ceará. Houve eleição apenas para vice-governador onde Padre Cícero foi o escolhido. Depois de assumir o posto, Franco Rabelo rompe com o Partido Republicano Conservador (PRC) e passa a perseguir Padre Cícero, chegando a destituí-lo da prefeitura de Juazeiro e a mandar um batalhão da Polícia estadual prender o padre. Então, o médico Floro Bartolomeu (braço direito do padre), reúne seus jagunços e os romeiros da cidade para proteger Padre Cícero [3]. Em apenas uma semana, os romeiros cavaram um valado de quinze quilômetros de extensão cercando toda a cidade e ergueram uma muralha de pedra na colina do Horto, a fortificação recebeu o nome de "Círculo da Mãe de Deus". O batalhão ao ver que seria impossível romper o círculo, recuou e pediu reforços.

Um contingente muito maior foi enviado a Juazeiro, levando consigo um canhão para derrubar a muralha que protegia a cidade, porém, o canhão falhou e os romeiros armados apenas com algumas espingardas, facas, foices e muita fé venceram os invasores. O canhão foi tomado e está exposto até hoje no "Memorial Padre Cícero". Floro Bartolomeu consegue então o apoio do Presidente Hermes da Fonseca e do Senador Pinheiro Machado, e parte para Fortaleza com o intuito de derrubar o governador. No caminho, os romeiros tomam o poder de Crato, Barbalha, Estação Afonso Pena (próxima a Iguatu), Messejana, Maracanaú e Maranguape, fechando todas as entradas da capital, enquanto uma esquadrilha da Marinha de Guerra capitaneada pelo Cruzador Barroso impõe um bloqueio marítimo à cidade. Franco Rabelo é deposto e eleições são convocadas onde Benjamim Liberato Barroso é eleito governador e Padre Cícero mais uma vez eleito vice. Vitoriosos, os romeiros retornam a Juazeiro desarmados e desocupam as cidades tomadas durante a sedição.


Juazeiro do Norte hoje



É uma das principais cidades da região Nordeste exercendo influência sobre todo o Cariri cearense e algumas cidades do Piauí, Pernambuco e Paraíba. A lembrança do Padre Cícero está presente em todo o município desde escolas, estabelecimentos comerciais, ruas, praças, museus até no nome de muitos juazeirenses batizados de Cícero, Cícera, Romão, Romana, Batista etc. Todos os anos, milhões de romeiros vão a Juazeiro orar ao Padre Cícero e à Nossa Senhora das Dores (padroeira do município).


O suposto milagre da hóstia


Durante uma missa em 6 de março de 1889, Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis,quando ministrou o sacramento à beata Maria de Araújo a hóstia se transformou em sangue. O fato teria se repetido diversas vezes durante cerca de dois anos. A população logo atribuiu ser um milagre.

Padre Cícero, cauteloso, pediu à diocese que enviasse uma comissão para investigar o fenômeno e pediu aos fiéis que não comentassem a respeito domesmo, porém este pedido foi em vão, a notícia logo se espalhou por toda a região Nordeste e em uma rapidez extraordinária chegou ao sul do país. A comissão era formada pelo Dr. Marcos Rodrigues Madeira (médico do Rio de Janeiro), Dr. Ildefonso Correia Lima (médico e professor da Faculdade do Rio de Janeiro), e diversos padres da região.

Após longos estudos, inclusive podendo testemunhar o fenômeno da transformação por diversas vezes, a comissão concluiu que o "facto da ordem dos observados não podem ser explicados pelo jogo natural dos agentes naturaes, sendo forçoso acceitar a intervenção de um agente inteligente occulto que represente a causa, o qual, no caso em questão, acredito em ser Deus" (trecho de carta escrita pelo Dr. Ildefonso Correia Lima e reconhecida a letra em firma pelo cartório do Crato). Apesar da comissão provar que não existe explicação para o fenômeno, o bispo Dom Joaquim declarou que o fenômeno era uma farsa, mandou enclausurar a beata Maria de Araújo em um convento e suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero.


Economia


De acordo como Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Juazeiro possui um PIB de R$ 718.884.000,00. Porém, a riqueza produzida pelo município é bem maior visto que o comércio informal, que não entra na contagem do PIB, é muito forte.


Comércio


Principal setor da economia juazeirense, respondendo por 69,6% do PIB municipal (dados do IPECE). Os principais pontos comerciais são o centro da cidade, bairro Pirajá, Cariri Shopping, e Mercado Central.


Indústria

Correspondea 29,84% do PIB local. Destacando-se os ramos:

Calçadista: maior pólo calçadista do Norte/Nordeste e terceiro do país.
Têxtil: dezenas de empresas desse ramo se instalaram na cidade nos últimos anos e já ocupam boa parte do mercado regional.
Folheados: Produz jóias e semijóias de alta qualidade que já são exportadas para os Estados Unidos e Argentina. Uma curiosidade é o fato de que uma empresa local utiliza mão-de-obra carcerária em sua produção, os internos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), fabricam as jóias e para cada três dias de trabalho há uma redução de um dia da pena.
Artesanato: em Juazeiro qualquer coisa vira máteria-prima para artesanato: palha, garrafas plásticas, areia, latas de refrigerante, ferro, papel etc.
Bebidas: existe uma única empresa de bebidas na cidade, o Grupo São Geraldo, porém seus refrigerantes e sua água mineral são bastante apreciados na região Nordeste.
Máquinas de costura: Juazeiro possui uma fábrica da empresa Singer desde 1997.

Turismo


Naturalmente o ramo que se destaca é o do turismo religioso, porém há um plano integrado de turismo entre várias cidades da região do Cariri, promovendo a Religião, os fósseis, as belezas

naturais, a cultura e a História do Cariri. Juazeiro por ser a maior cidade da região e ter a melhor infra-estrutura é a preferida dos turistas como base. Um dado que comprova o crescimento do turismo na região é o fato de que o Aeroporto Regional do Cariri situado em Juazeiro obteve o maior crescimento percentual do Brasil em 2006.


Romarias

Todos os anos milhares de romeiros vindos de vários estados do país visitam a cidade de Juazeiro do Norte para expressarem sua fé em Padre Cicero e na Mãe de Deus. Vejam imagens no vídeo abaixo.





Centro universitário


O triângulo Crajubar (denominação dada a conurbação formada por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), representa um crescente pólo universitário da região Nordeste.

As instituições de ensino superior com centros em Juazeiro são:

Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET)
Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC)
Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ)
Faculdade Leão Sampaio (FALS)
Faculdade Paraíso (FAP)
Faculdade Juazeiro do Norte (FJN)
Universidade Vale do Acaraú (UVA



Filhos ilustres


Beata Maria de Araújo - religiosa
Seu Lunga - personagem popular cômica
José Wilker - ator
Santanna - cantor
Alcymar Monteiro - cantor e compositor
Luís Fidélis - cantor e compositor
Rosemberg Cariry - cineasta
Suyane Moreira - modelo e atriz
Nasa - ex-jogador de futebol
Nascidos noutros municípios
Padre Cícero - nascido no Crato, é a principal personalidade do município, seu corpo está sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada na cidade
Monsenhor Murilo - nascido em Barbalha, durante décadas foi pároco da Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde está sepultado
Frei Damião - nascido em Bozzano na Itália, era considerado o sucessor de Padre Cícero, seu corpo foi velado em Juazeiro antes de ser sepultado em Recife
Ronaldo Angelim - apesar de paulista, cresceu em Juazeiro onde foi revelado pelo Icasa, jogou também no extinto Juazeiro Empreendimentos, atualmente joga no Flamengo
Mestre Noza - Inocêncio da Costa Medeiros nasceu em Taquaretinga, Pernambuco. Chegou ao Juazeiro, em romaria, no ano de 1912 e se tornou o santeiro e xilógravo de maior destaque na Terra da Mãe de Deus.
Capturado de: pt.wikipedia.org/wiki/Juazeiro_do_norte em 21/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário