google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ANCESTRAIS DE QUINCO VASQUES E DE SUA MULHER - POR JOARYVAR MACEDO

Colono da região deste Cariri, imigrado de Portugal e já fixado na terra adotiva, na década de 1760, o Capitão Bartolomeu Martins de Morais, natural do porto, com sua mulher Ana Maria Ferreira, baiana de Salvador, tiveram, entre outros filhos, Francisca Rodrigues Lima, que convolou a núpcias com o europeu da Galiza, contemporâneo de seu pai na colonização do Vale, Pedro Francisco Vasques.
            Em 1731, já estava sediado no Engenho de Santa Teresa, o seu fundador, Capitão José Paes Landim, filho de Alferes Simão Rodrigues de Sousa e Úrsula Paes Landim, todos alagoanos da então Vila das Alagoas do Sul. O capitão José Paes Landim foi casado com Geralda Rabelo Duarte, baiana do Itapicuru de Cima, filha do Capitão Domingos Duarte, português do bispado de Vizeu, e de Ângela Paes Rabelo, do mesmo Itapicuru de Cima.
            Dos citados Capitão José Paes Landim e Geralda Rabelo Duarte nasceu o Capitão Domingos Paes Landim, dentre muitos outros.
            Na época, registra-se no rincão a presença dos Cruz Neves. Os fundadores da estirpe, aqui, o Sargento-Mor Manuel da Cruz Neves, português do bispado do Porto e sua consorte, Joana Fagundes de Sousa (ou Joana Fagundes da Silveira), baiana do antigo Pambu, hoje Bom Conselho, filha do português lisboeta Manuel de Barros e Sousa e Joana Fagundes da Silveira, sergipana de Pedobanco, houveram filhos, numerando-se, entre os demais, Isabel da Cruz Neves, que contraiu núpcias com o predito Capitão Domingos Paes Landim. Destes nasceu Luisa Paes Landim que, aos 17 de novembro de 1795, se casou com o Capitão Manoel Antonio de Jesus, pernambucano do Cabo, filho do português, por igual como nesta gleba, Tomás Varela de Lima e sua mulher, outrossim pernambucana do cabo, Mariana Ribeiro Calado.
            O casal Capitão Manuel Antônio de Jesus e Luisa Paes Landim gerou a Maria Ribeiro Calado que, aos 24 de maio de 1826, desposou João Francisco Vasques, filho dos mencionados Pedro Francisco Vasques e Francisca Rodrigues Lima.
            João Francisco Vasques e Maria Ribeiro Calado foram genitores de vários rebentos, dentre eles, João Vasques Landim.
            Filho do casal, anteriormente citado, Capitão Domingos Paes Landim e Isabel da Cruz Neves, Simão Rodrigues das Neves foi casado, à primeira vez, com Isabel Neves, filha de Frnacisco ou Florêncio Pereira e Josefa Maria, havendo desse consórcio Maria Madalena de Jesus que, em 19 de janeiro de 1802, contraiu núpcias com Manuel Paes Landim , que promanava do predito fundador do Engenho de Santa Teresa, o Capitão José Paes Landim.
            De Manuel Paes Landim com Maria Madalena de Jesus nasceu Joaquim Paes Landi, consorciado com Maria Tavares de Jesus, casal, do qual procede Antônio Paes Landim.
            João Francisco Vasques e Maria Ribeiro Calado casaram seu filho João Vasques Landim com a citada Antonia Paes Landim. Estes, por sua vez, foram pais de JOAQUIM VASQUES LANDIM, conhecido  por Quinco Vasques.
            Outra filha do casal Capitão Domingos Paes Landim – Isabel da Cruz Neves, de nome Leocádia Paes Landim, recebeu por marido o Alferes Joaquim Antônio de Macedo, português do bispado de Leiria. Residiam no inculcado Engenho de Santa Teresa, sendo progenitores de Joaquina Teresa de Macedo.
            Irmão, de pai e mãe, de Leocádia Paes Landim, José da Cruz Neves com sua mulher Inácia Maria de Jesus Ferreira, natural da Serra do Martins, filha de Leandro Borges e Sebastiana da Fonseca Ferreira, casaram um filho, Vicente Ferreira da Cruz ou Vicente da Cruz Neves, com a prima legítima Joaquina Teresa de Macedo. De Vicente e Joaquina sobreviveram dez filho, contando-se entre eles, Clemência Teresa de São Miguel. Esta, com seu Marido Antonio Fernandes de Lima, de família potiguar, vieram a ser os pais de MARIA DA LUZ DE JESUS (Marica), mulher de Joaquim Vasques Landim (Quinco Vasques).
            Vê-se, de plano, que tanto Quinco Vasques quanto Marica vinculam-se a troncos categorizados de famílias históricas, a pioneiros da formação do Vale, a poderosos clãs do passado caririense.   

Referência Bibliográfica
MACEDO, Joaryvar. Temas históricos regionais. Fortaleza, Secretaria de Cultura e Desporto, 1986. p. 16-19. 1. Ceará - História. 2. Cariri (CE). História. I. Título.

Um comentário: